Entenda como a TV Corporativa pode ser uma grande aliada para seu negócio

Atualizado: 31 de Out de 2018

O que é a TV Corporativa, suas funcionalidades e como ela pode ser uma grande aliada de sua empresa.


Muitas empresas ainda usam o e-mail, mural de recados e reuniões para manter a comunicação com seus colaboradores. Fazendo esse tipo de escolha estão perdendo a chance de utilizar uma ferramenta muito efetiva conhecida como TV Corporativa.

Se você caiu aqui de paraquedas e ainda não sabe do que se trata a TV Corporativa, já vamos dar uma “palhinha” sobre o assunto. Falando de uma forma simples, essa tecnologia foi desenvolvida com o objetivo claro de facilitar a comunicação empresarial. Um canal de comunicação, tanto interno ou externo que é possível compartilhar informações para o público desejado, de forma rápida e dinâmica.

No começo, conhecida como TV Digital Corporativa, era apenas vista como uma evolução dos murais impressos, que ainda são utilizados em várias empresas. O tempo passou e o método se popularizou, tornando-se muito mais do que um simples “jornal mural digital”.

Muita gente ainda não compreende bem como a TV Corporativa funciona. Diferente das TVs domésticas que fazem transmissão via satélite, a TV Corporativa funciona por um sistema online de sinalização digital, transmitindo dados para comunicação interna, entre funcionários e diretoria, para o caso de uma grande empresa, ou até mesmo de forma comercial, expondo vantagens e diferenciais de produtos no ponto de venda. Tudo isso enviado remotamente através de uma plataforma web, direto para a tv.

Com a junção da TV Corporativa e a internet das coisas, tudo ficou muito mais dinâmico. Agora, é possível gerenciar uma tv remotamente, o que tornou a comunicação digital muito mais atraente e fácil para as organizações.


Função da TV Corporativa



A TV Corporativa é uma ferramenta poderosíssima nas mãos de gestores. Mais do que simples telas pelos corredores que exibem vídeos, ela tem o poder de ser uma grande aliada em objetivos estratégicos da empresa, como o aumento do alinhamento, ações de endomarketing, promover a integração dos colaboradores e acompanhamento de metas.

Para melhorar o relacionamento entre empresa e colaborador, é recomendado testar os mais variados conteúdos, experimentar formatos diferentes e entender quais informações chamam a atenção dos seus funcionários. Ao compreender isso, o gestor terá bons resultados com sua estratégia de comunicação.


Benefícios de ter uma TV Corporativa


Quando o assunto é comunicação empresarial, a TV Corporativa pode ser a grande solução que está procurando. E foi pensando exatamente nisso que separamos alguns pontos que podem te convencer do poder dessa ferramenta na mão das pessoas certas.


Engajamento e motivação


Uma empresa que não fala com seus funcionários corre sérios ricos de insatisfação com o local de trabalho e isso pode gerar perda de produtividade, engajamento e motivação.

Ao investir em uma comunicação clara e objetiva, você faz com que seus colaboradores se sitam parte da empresa, o que os deixam muito mais confortáveis ao tratar algum assunto no RH, e claro, ficam mais sucintos a sugerir melhorias para a marca.


Atratividade



Com as opções de vídeos, imagens e até mesmo animações, a TV Corporativa consegue facilmente atrair a atenção das pessoas. Mais atrativos do que murais impressos, é possível entregar a mensagem com mais objetividade, já que na TV, a informação ganha um destaque especial, o que assegura a visualização.


Velocidade da informação



De nada adianta o melhor conteúdo do mundo se ele não vai chegar no tempo certo ao público alvo, não é verdade? Talvez esse seja um dos principais problemas do e-mail, uma vez que a empresa fica a mercê do colaborador ler sua caixa de entrada.

É fato que o tempo se tornou algo muito valioso, então as mensagens devem ser claras e objetivas. É nesse ponto que a TV Corporativa se destaca, uma vez que o “conteúdo” que precisa ser entregue ao público alvo, certamente será transmitido de forma rápida e objetiva.


Segmentação do conteúdo



Um dos principais desafios de uma empresa que não tem a comunicação interna muito bem trabalhada, certamente é entregar um conteúdo específico para seu público alvo. E-mails e murais impressos não possuem uma efetividade tão grande assim, e muitas vezes podem passar despercebidos.

Ao adquirir uma TV Corporativa, você ganha uma gama de possibilidades de gerenciamento de conteúdo e consegue trabalha-los com diferentes partes de sua equipe. Basicamente, você consegue produzir um conteúdo relevante e direcioná-lo para as pessoas certas.


Comunicação clara e sem ruídos


Quando alguma informação precisa passar por vários interlocutores até chegar ao seu objetivo, ela acaba sendo distorcida e não tem tanta efetividade. Isso pode virar um grande problema e uma verdadeira dor de cabeça com o tempo.

Como vimos em tópicos acima, a TV Corporativa nos proporciona entregar um bom conteúdo para as pessoas certas, sem qualquer tipo de ruído. Isso traz um certo conforto para os colaboradores, uma vez que e-mails e cartas escritas podem soar distantes e frias.


Colocando em prática a TV Corporativa



Como falamos no começo, TVs Corporativas funcionam com o auxilio da internet. O software de Digital Signage como o da Maior Mídia, é uma plataforma online onde é possível gerenciar o conteúdo que passa nas TVs. As etapas para seu funcionamento se concentram da seguinte forma:

· De primeira instância, o usuário irá enviar no sistema, todo o conteúdo que ele pretende veicular. É preciso ficar atento à resolução dos televisores e o tamanho do conteúdo para evitar problemas.

· Após colocar o conteúdo na nuvem, o usuário pode organizar e configurar a ordem de exibição. Também é possível definir horários e dias da semana que o conteúdo será transmitido.

· Tudo será enviado para um servidor, que irá transmiti-los, para um pequeno aparelho chamado player, que fica junto das TVs. Ao receber o sinal, o player, passa o conteúdo programado nos horários estabelecidos.


Ambientes ideais para a instalação

Visibilidade é certamente o principal critério na hora de escolher o local de instalação das TVs Corporativas. É preciso priorizar lugares com uma grande circulação e acúmulo de pessoas.

A ambientação das telas também é um ponto muito importante a ser levado em consideração. É preciso tornar a presença das TVs o mais natural possível naquele ambiente, para não sobrecarregar o espaço. Fazer o cálculo dos tamanhos das telas, se o brilho está em um nível agradável, e se necessário, um investimento para esconder os fios do equipamento.


Conteúdos



Tendo todo o planejamento feito, chegamos na parte de criação de mídia que irão alimentar toda a sua programação. O conteúdo deve visar melhorar o trabalho do funcionário e trazer informações importantes.

E foi pensando exatamente nisso que separamos uma lista de linhas de estratégias que podem te ajudar a criar temas para os seus conteúdos:


· Metas a curto prazo

· Informações do RH

· Treinamentos

· Endomarketing

· Conteúdo para visitantes ou clientes

· Conteúdo das mídias sociais da empresa

· Vídeos institucionais

· Aniversariante do mês

· Funcionário do mês

· Datas comemorativas

· Reforço das regras de Segurança no Trabalho


Claro, não é simplesmente criar uma imagem e coloca-la para todos verem, é preciso seguir a identidade da empresa, e se alinhar aos valores e missão da marca. Por esse motivo, o mais recomendado é que isso seja produzido por uma equipe interna, uma vez que são as pessoas que mais dominam o assunto.


Fontes: https://endomarketing.tv/beneficios-da-tv-corporativa/

https://sambatech.com/blog/insights/tv-corporativa-como-implantar-e-revolucionar-sua-comunicacao/

https://meuaio.com/blog/tv-corporativa/


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